Avanços na implantação do curso de Medicina em São Mateus: equipe do Ministério da Educação visita o município
Membros da Comissão de Avaliação e Monitoramento das Escolas de Medicina (Camem) estão em São Mateus, a serviço da Secretaria de Ensino Superior (SESU) do Ministério da Educação: é mais uma etapa sendo cumprida no processo de implantação de um Curso de Medicina no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes).
O objetivo da Comissão é um diagnóstico apurado do cenário, avaliando o ambiente onde se desenvolverá o processo de ensino, para a elaboração de um Ato Autorizativo, que precede o Reconhecimento do Curso.
A visita técnica cumpre uma extensa agenda, incluindo reuniões, realizadas no Centro Administrativo da PMSM, nesta quarta-feira (03), em que participaram o prefeito Daniel Santana, o superintendente regional de Saúde da Região Norte do Espírito Santo, Edilson Monteiro, representantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Ceunes e Secretariado Municipal.
Em pauta, temas importantes, como a pactuação entre a Universidade, o Estado e o Município, cenários de desenvolvimento e campo de prática para os formandos. Após a reunião, a Comissão realizou uma série de visitas a equipamentos públicos, como Unidades Básicas de Saúde, a US3, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-AD), Hospital Roberto Silvares, as obras do Complexo Norte de Saúde e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Município.
DANIEL SANTANA: “SÓ GRATIDÃO!”
O prefeito Daniel Santana recebeu a Comissão em seu Gabinete, na parte da tarde, quando falou aos visitantes do quão importante para São Mateus é a implantação do Curso de Medicina:
“Só de vocês estarem aqui a gente já vê que o projeto está andando. Quando apoiamos o presidente Lula em campanha, foi porque ele tem um olhar mais voltado para quem mais precisa, a periferia, e esse curso vai possibilitar ao filho do trabalhador a oportunidade de ser doutor” – disse, lembrando que está sendo construído em São Mateus o Complexo Norte de Saúde, pelo Governo do Estado, e a demanda por profissionais da área vai aumentar consideravelmente.
CURSO REFERÊNCIA
Integrante da Camem, a diretora de Desenvolvimento de Educação em Saúde (DDES) da SESU, Gisele Viana Pires, argumentou que “tudo converge para a implantação do Curso de Medicina, que fomentará o desenvolvimento regional. Temos em vista a regionalização dos serviços de Saúde, a formação médica de qualidade, e que o Ensino de Medicina em São Mateus não apenas seja implantado, mas que cresça e se torne referência.”
Participaram da visita os membros da Camem – que conta inclusive com o coordenador-geral de Expansão e Gestão da Educação em Saúde (CGEGES) da SESU, Francisco de Assis da Rocha Neves, e membros do Grupo de Trabalho da Ufes-Ceunes, liderados pelo diretor Luiz Antônio Favero e pelo pró-reitor de Administração, Roney Pignaton.
Fonte: Prefeitura de São Mateus
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular.