Baixo guandu alcança marco histórico na área da saúde pública

Baixo guandu alcança marco histórico na área da saúde pública

O município de Baixo Guandu tornou-se pioneiro no Espírito Santo ao aprovar, dentro dos prazos estabelecidos, os relatórios dos Instrumentos de Planejamento e Gestão em Saúde do Ministério da Saúde para o ano de 2023. Esta conquista inédita reflete a eficiência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos por parte da administração atual.

Baixo Guandu está em pleno cumprimento de todas as metas, obrigações e prestação de contas junto ao Ministério da Saúde, evidenciando transparência nas ações programadas na saúde pública.

Na prática, essa aprovação significa que o município está habilitado a receber diversos recursos públicos, tanto diretamente do Ministério da Saúde quanto por meio de emendas parlamentares.

Alexson Schulz, Técnico de Referência de Acompanhamento dos Instrumentos de Gestão em Saúde – DigiSUS / SCNES / SIASUS da Prefeitura de Baixo Guandu, destaca a importância desses instrumentos de planejamento para garantir verbas e convênios. “São vários relatórios que devem ser atualizados anualmente por meio deste programa crucial. Sem ele, a Prefeitura corre o risco de bloqueio de recursos e fica impedida de realizar convênios ou receber emendas parlamentares”, explicou Alexson.

 

A informação é monitorada também pelo Tribunal de Contas da União e está disponível no site do Ministério da Saúde, por meio do “Painel de Monitoramento dos Instrumentos de Planejamento e Gestão em Saúde através do Programa DigiSUS”.

 

Este programa é responsável pela alimentação dos registros de dados do Plano de Saúde (PS) e da Programação Anual de Saúde (PAS), além da elaboração e envio do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) e do Relatório Anual de Gestão (RAG) para apreciação do conselho de saúde. [Link para acesso: https://liasaude.com.br/paineldgmp/]