Abertas as inscrições para o passeio turístico no Caminho do Cappelletti
Em Colatina, o famoso cappelletti vai ganhar uma segunda edição de passeio turístico que homenageia a culinária da imigração italiana. O 2º Caminho do Cappelleti leva os participantes para percorrer cerca de 25 km no trajeto entre o Centro da cidade e o distrito de Itapina, onde se encontram os principais produtores da culinária.
O evento acontece no dia 05 de maio e já está com inscrições abertas. Para participar, os interessados devem preencher o formulário online (link abaixo) e entregar 01 kg de alimento não-perecível na Biblioteca Municipal, que será destinado à doação para instituições sociais.
Além de contar com um visual incrível de paisagens no trajeto, a caminhada terá pontos de parada para descanso e hidratação dos participantes. Na chegada final, os participantes serão recebidos no centro histórico de Itapina. O cappelleti estará disponível para venda em barraquinhas, com produção artesanal feita pela comunidade.
Trajeto
O trajeto se inicia na Catedral do Centro de Colatina, com concentração às 06 da manhã. Para o retorno, os participantes podem contar com transporte gratuito de ônibus oferecido pela Prefeitura.
Cronograma e entrega dos alimentos
As inscrições estarão abertas até o dia 28 de abril através do formulário online. Entre os dias 29/04 e 03/05 será realizada a entrega das camisetas do evento para os inscritos, mediante a doação de 01 kg de alimento não perecível. A entrega será feita na Biblioteca, das 08h às 18 horas.
Cappelletti
De origem italiana, o nome complicado se refere ao plural de cappelletto, que na tradução original para o português significa “chapeuzinho”. Logo, cappelletti em português equivale a “chapeuzinhos”.
A massa recheada se diferencia de outras pelo formato semelhante a uma miniatura de chapéu, criada para se distinguir de outras como o Ravióli. As massas recheadas são típicas de algumas regiões da Itália. Em Colatina, o distrito de Itapina ganhou reconhecimento na produção artesanal do cappelletti, com dezenas de famílias que têm como principal fonte de renda a venda da massa artesanal em diversos recheios e sabores de molhos.
Fonte: Prefeitura de Colatina
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular.