Dal Col, candidato a vereador, em defesa dos interesses de São Mateus e dos mateenses

Dal Col, candidato a vereador, em defesa dos interesses de São Mateus e dos mateenses

Por Ângela Gusmão

As eleições começaram para valer. Os candidatos estão nas ruas apresentando ao eleitor suas propostas para sensibilizá-lo e conquistar o seu voto. É o caso do candidato a vereador, em São Mateus, Marcelo Dal Col, renomado militar que tem inúmeros serviços prestados a sociedade mateense e ao norte capixaba principalmente na área da segurança pública.

A carreira profissional e atuação na segurança

Dal Col é coronel da reserva da Polícia Militar do Espírito Santo, está fazendo 54 anos, entrou nessa instituição em 1993 como aspirante, dando início a sua brilhante carreira dentro da PM, atingindo o posto máximo na hierarquia militar.

Exerceu sua atividade em todo o Estado, incluindo a Grande Vitória. No Norte trabalhou em todos os batalhões, comandando alguns. Em São Mateus ainda como major, teve atuação importante no combate aos meliantes trazendo, assim como toda a tropa, segurança para os cidadãos. Ao atingir o posto de coronel, teve o privilégio e por competência e preparo, a responsabilidade de comandar toda a região Norte capixaba. Deixou inúmeras realizações na melhoria da segurança, atendendo as demandas dos cidadãos que traziam as necessidades para que fossem tomadas ações para a segurança, inclusive na região dos quilômetros, “que havia reclamações e, em reuniões com aquelas comunidades, intensificamos o policiamento”. Levou segurança para a região de Urussuquara melhorando consideravelmente a segurança naquela região; reformou o DPM de Nestor Gomes (Km 41) e hoje tem em andamento um projeto na área de segurança com grupos no WhatsApp, visitas diárias aos comerciantes, escolas e importante trabalho na área rural que levou a redução do número da criminalidade não só na região dos quilômetros como também em Santa Maria e no seu entorno.

Na área urbana, ele destaca que a companhia de Guriri que estava desativada foi da sede do Batalhão para Guriri retornando, em 2023 para o balneário que voltou a funcionar a Companhia de Guriri com efetivo e viaturas, que antes era apenas uma e passou para duas.

Compromissos

“Temos serviços prestados à sociedade de São Mateus, onde cheguei em 2023 e moro em Guriri, desde então. Meu compromisso com o balneário e com todo o município de São Mateus é constante, não só na área da segurança como na defesa de demandas do cidadão que deseja ter uma vida segura e próspera”.

O coronel Dal Cal conhece as necessidades dos moradores, principalmente do balneário de Guriri. Os constantes alagamentos das ruas e avenidas, a deficiente limpeza pública, iluminação, a saúde, a segurança são questões muito debatidas no seio da sociedade. Destaca o potencial turístico da Ilha, que é preciso ser potencializado com projetos que melhorem a qualidade da oferta não só aos nativos, comerciantes e profissionais liberais que atuam naquele bairro, como também aos turistas e visitantes.

“O vereador não faz obras, mas é uma ponte de ligação entre o cidadão e o prefeito. Suas demandas, através do seu representante são levadas ao Executivo para que providências sejam tomadas. O vereador é o elo dessa parceria morador-prefeito”, enfatiza o coronel Dal Col, candidato a vereador.

A Política

Dal Cal já disputou três eleições. Duas a vereador em Vitória e a deputado estadual. Está na quarta disputa e se considera preparado para ser a voz e a vez dos munícipes. Acha importante o papel desempenhado pelo vereador, “principalmente quando representa alguns bairros que carecem de representatividade”. Para Dal Col, Guriri precisa ter o seu representante porque as demandas são inúmeras e é necessário serem levadas ao prefeito para que olhe com mais atenção para o balneário e promova as ações que os moradores pedem.

“Eu sempre gostei da política, não vivo da política, eu gosto da política”, afirma Dal Col. “Muitos têm a política como emprego e eu não busco emprego, porque sou um coronel aposentado e quero disputar essa cadeira de vereador para poder colaborar com a sociedade; quero servir e não se servir da função de vereador. Meu objetivo, com sinceridade, é defender e colaborar com a sociedade de São Mateus. Por isso, tenho esse compromisso e quero ser vereador”.

Sua esposa é funcionária efetiva da Prefeitura de São Mateus. Dal Col tem informações sobre vários setores da municipalidade, principalmente da Saúde, sabe das necessidades do cidadão que necessita dos serviços básicos da saúde.

A Escolha do seu candidato a prefeito

Para Dal Col “é importante estar alinhado com um candidato que tenha os mesmos propósitos para melhorar trabalhando para dar dignidade à população e resolver os problemas do município. “São muitos problemas, muitos obstáculos a serem superados”, afirma.

Por isso, escolheu apoiar e aliar ao Marcus da Cozivip nessa candidatura a prefeito de São Mateus.

“Nas conversas que tivemos, percebi que o seu perfil se aproximava do meu e por isso decidi caminhar com quem pensa igual a gente. Marcus, como eu, não precisamos de salário de prefeito. É um empresário de sucesso, está preparado para governar o município, está bem estruturado para esse desafio”.

E disse mais:

“Para quem pensa no futuro dos filhos e netos, precisa ter alguém que possa trabalhar para que esse futuro aconteça, que traga o progresso, a segurança, o emprego e renda, a segurança para todos. Essa é a mentalidade e o desejo para quem quer o melhor para o município de São Mateus. Por isso Dal Col optou pelo apoio ao Marcus da Cozivip como prefeito para São Mateus. Ele tem visão de futuro”. Pontuou.

Ele lembra que os municípios vizinhos estão crescendo e se desenvolvendo e São Mateus precisa voltar a ocupar seu espaço de destaque no cenário do desenvolvimento e progresso do Estado do Espírito Santo. “E Marcus está preparado para fazer esse trabalho por São Mateus e a sua população”, finalizou.

Fonte: Portal Jornal do Norte