Descontos suspeitos no INSS: saiba como consultar e pedir retorno

Na próxima terça-feira (13/04), o Instituto Nacional do Seguro Social começa a notificar os beneficiários que tiveram deduções de mensalidades de filiação a associações, sindicatos e outras entidades sociais.
As notificações serão feitas exclusivamente pelo aplicativo e pelo site Meu INSS. As dúvidas podem ser tiradas pela Central de Atendimento telefônico do INSS pelo número 135.
A ação faz parte da resposta do governo após a operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) que revelou um esquema criminoso de descontos irregulares.
O governo afirma que ressarcirá R$ 6,3 bilhões, valores de descontos feitos entre março de 2020 e 2024. A data do pagamento ainda não foi informada.
A maior dificuldade presente do INSS é identificar quem foi realmente prejudicado pelos descontos. Ainda não é possível identificar quem autorizou ou não a cobrança. Sem ela, não é possível retornar o dinheiro.
Verificação
Para saber se sofreu um desconto não autorizado, o aposentado ou pensionista deve consultar o extrato do INSS. Para isso, basta instalar o aplicativo ou ir ao site Meu INSS e seguir estas instruções:
. Faça login com CPF e senha da conta Gov.br.
. Clique em “Extrato do Benefício”
. Selecione o número do seu benefício
. Verifique no extrato exibido todas as mensalidades listadas.
Denúncia
Para evitar novos golpes, o INSS orienta que o beneficiário faça contato direto com a instituição. Não autorize terceiros a falar em nome do segurado. Para isso, é possível usar o número 135. O acesso é feito
Após a denúncia, o INSS gera uma notificação para a entidade. Ela terá até 15 dias úteis para comprovar que o segurado se associou e autorizou o desconto.
Se a associação e a autorização do desconto não forem comprovadas, a entidade terá mais 15 dias úteis para devolver o dinheiro ao INSS, que repassará ao cidadão lesado. Se a entidade não retornar o dinheiro, o caso será levado à AGU, que tomará as medidas necessárias.
(Com informações do ES360. Imagem: Agência Brasil)

Jornalista, formado em Gestão Pública e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político há mais de 15 anos.