EUA e China decidem aceitar trégua de 90 dias na guerra de tarifas

Autoridades da China e dos Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (12/05) que concordaram em reduzir a maioria das tarifas recentes e manter uma trégua de 90 dias em sua guerra comercial.
Nos termos do acordo, os EUA reduzirão suas tarifas de 145% para 30% e a China, de 125% para 10%. Durante o período de trégua, os países planejam continuar as negociações iniciadas neste fim de semana.
Em entrevista, o Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bresset, e o Representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, mostraram otimismo para resolver a situação e estabilizar o comércio internacional. Em comunicado, o Ministério do Comércio da China compartilhou desse otimismo.
O anúncio causou impacto positivo nas bolsas de valores ao redor do mundo. Futuros americanos subiram mais de 2%. O índice Hang Seng (Hong Kong) subiu quase 3%. Os principais índices de Alemanha e França subiram 0,7%.
No mês passado, o presidente americano Donald Trump elevou as tarifas dos EUA sobre a China para um total de 145%. A China respondeu taxando os produtos americanos em 125%. Na prática, ocorreu um boicote mútuo.
(Com informações do Estado de São Paulo. Imagem: Pexels / Karolina Grabowsk)

Jornalista, formado em Gestão Pública e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político há mais de 15 anos.