Saúde em Foco: Sábado (12) com ações em vários bairros de Vila Velha

Saúde em Foco: Sábado (12) com ações em vários bairros de Vila Velha

Mobilizada em acelerar o processo de atendimento e levar informações para a população, a Secretaria de Saúde promove, neste sábado (12), ações em diversos bairros de Vila Velha. Serão ofertados serviços de vacinação à inserção de DIU.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santa Rita, mais de 100 usuários, já agendados previamente, vão receber atendimentos clínicos com médicos, dentista e psicóloga, das 8 às 16h.

Já na UBS de Jardim Marilândia, 40 mulheres vão inserir o dispositivo intrauterino (DIU). Todas integram o Programa de Planejamento Familiar na Rede e estão elegíveis para inserção, após avaliação da equipe multidisciplinar.

O médico Christopher Kelvin Ramos dos Santos explica que o DIU é um dispositivo que é implantado, através de um pequeno tubo condutor, dentro do útero, com alta eficácia contraceptiva. “As mulheres procuram as Unidades de Saúde manifestando seu interesse na inserção e recebem as orientações sobre este processo”, afirma.

Em Vila Velha, neste ano, o DIU foi implantado em cerca de 300 mulheres.

Estratégia

A secretária de Saúde, Cátia Lisboa, destaca que ações semelhantes são realizadas constantemente aos sábados, dando a oportunidade de atendimento, inclusive, para quem trabalha durante a semana e não consegue ter acesso a uma Unidade de Saúde. “Essas ações são realizadas com frequência e sempre contam com alta adesão dos munícipes. Ir até o cidadão é uma estratégia para facilitar e agilizar o acesso aos nossos serviços”, explica.

Vacinação

Outra ação de suma importância que será ofertada no sábado é a multivacinação. Em três pontos da cidade, o cidadão vai poder atualizar a sua carteira de vacinas: no Shopping Praia da Costa, das 11 às 18h, e nas igrejas Batista de Santa Mônica, das 9 às 16h, e Ataíde, das 8 às 14h.

Nos locais vão ser ofertadas vacinas contra influenza (gripe), covid-19, inclusive a bivalente, além das de rotina, como meningite ACWY, voltada para adolescentes de 11 a 14 anos que não foram vacinadas anteriormente, e contra o vírus do HPV, para o público de 9 e 14 anos. Para ter acesso, basta se dirigir ao posto de vacinação munido de documento com foto e, se possível, com o cartão de vacinas.

Porta de entrada

Vale destacar que as Unidades de Saúde são as portas de entrada do usuário para acesso aos serviços oferecidos pelo SUS. Por isso é importante que os munícipes busquem a sua unidade de referência munidos de documentos e de comprovante de residência. Também é fundamental que todos mantenham o seu cadastro atualizado.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha.