Derramamento de óleo em área de perfuração de petróleo em São Mateus
O instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) acompanha de perto um incidente envolvendo um poço de perfuração de petróleo no campo Inhambu, em São Mateus.
No local houve um vazamento de uma emulsão de óleo e também perda de vapor nessa quarta-feira (16). Um vídeo mostra a extensão da área por onde o material se espalhou. A empresa Seacrest Petróleo é responsável pela operação no local.
A companhia do ramo petrolífero informou que o poço ainda não estava produzindo óleo no momento do incidente. Foi adotado imediatamente um plano de resposta à emergências, a fonte da perda de vapor foi controlada e o poço paralisado. Não houve feridos. A empresa informou às autoridades competentes sobre o ocorrido.
Nesta quinta (17), conforme a empresa, a produção no campo foi totalmente retomada, após uma breve redução para reduzir um possível risco elétrico. A Seacrest também afirmou que está ativamente avaliando e trabalhando para minimizar qualquer impacto ambiental potencial.
Em nota, o Iema informou que ainda deve realizar uma avaliação mais detalhada nos próximos dias para apontar os danos causados. Uma equipe de Fiscalização e Controle Ambiental foi mantida no local para monitorar a situação de perto, “assegurando que as normas ambientais sejam respeitadas e que qualquer impacto seja mitigado de maneira apropriada”
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.