Lei municipal estimula e reconhece ações de voluntariado em Sooretama
Nos tempos atuais, em que iniciativas de amor e serviço ao próximo são cada vez mais raras, uma lei pretende estimular e reconhecer as ações de voluntariado no município de Sooretama, no Norte do Estado. De autoria do vereador Tarcísio Bobbio (PSDB), a proposta foi aprovada por unanimidade pela Câmara e já se tornou lei municipal, após ser sancionada pelo Poder Executivo no dia 6 deste mês de agosto.
A lei nº 1.442/2024 institui no Calendário Oficial de Sooretama o Dia Municipal do Voluntariado, a ser comemorado em 28 de agosto de cada ano, a exemplo da data nacional dedicada ao voluntariado, que existe desde 1985.
A legislação também estabelece a criação no município da Medalha “Elvira Tozi Broedel”. Através da honraria, serão homenageadas anualmente pessoas e entidades que se destacarem na prestação de serviços voluntários à coletividade. A outorga das homenagens ocorrerá em Sessão Solene na Câmara de Vereadores, conforme prevê a lei.
O vereador Tarcísio Bobbio explica que Dona Elvira dá nome à honraria por ter sido precursora do voluntariado em Sooretama. “Seu legado inspirou gerações a seguirem os mesmos caminhos. Ela servia com muita alegria e atuou como voluntária por mais de 30 anos na Pastoral da Criança da Paróquia Cristo Rei. Nesse período, foi realizado um forte trabalho de combate à desnutrição e mortalidade infantil, que apresentava índices alarmantes em todo o país e também em Sooretama. A dedicação dos líderes da Pastoral da Criança contribuiu decisivamente para a redução desses números em nosso município”, ressaltou o parlamentar.
A criação da honraria, completa Tarcísio Bobbio, fomenta a continuidade da cultura do voluntariado em Sooretama.
Elvira Tozi Broedel nasceu em 26 de dezembro de 1923. Casada com Paulino Tozi, constituiu uma numerosa e tradicional família sooretamense formada por 11 filhos – Cecília, Lurdes, Alaíde, Rita, Otília, Maria Lúcia, Tereza, Marta, Luiza, Paulino Irineu e Vanildo – 35 netos e vários bisnetos. Entre os seus netos está o atual prefeito do município, Alessandro Broedel Torezani. Um de seus bisnetos é o vereador Klysmamm Marcelino. Ela viveu intensamente e faleceu em dezembro de 2013, aos 90 anos de idade.
Filhos, netos e demais familiares de dona Elvira participaram da sessão legislativa que marcou a aprovação da lei com a homenagem à matriarca, na Câmara Municipal, no último dia 29 de julho. O prefeito Alessandro Broedel falou em nome da família. Agradeceu o reconhecimento aos feitos de sua avó e exaltou os exemplos de fé, dedicação e amor ao próximo deixados por ela.
Fonte: Jornal Norte Capixaba
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.