Município de São Mateus intensifica ações de combate com 2.997 notificações em 11 semanas

Município de São Mateus intensifica ações de combate com 2.997 notificações em 11 semanas

De acordo com o Informe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São Mateus, referente à 11ª semana do ano, atualizado com dados de 30 Unidades de Saúde, já são 2.997 notificações de casos de dengue no Município, 409 a mais que na semana anterior.

Com uma incidência (nas últimas quatro semanas) de 1.558,45 casos por 100 mil habitante, as maiores concentrações de casos (notificados, descartados e confirmados) se dão, respectivamente, em Guriri Sul (USF Guriri Sul, 330 casos, 71 confirmados), Guriri Norte (USF Guriri I, 277 casos, 50 confirmados), e Aviação (USF Aviação, 192 casos, 30 confirmados).

Dos três óbitos em investigação, um caso foi confirmado – óbito de uma paciente idosa ocorrido em janeiro –, outro descartado e o terceiro ainda está em investigação.

O Ministério Público encaminhou para a Secretaria de Saúde um documento contendo várias providências administrativas, recomendadas pelo Ministério da Saúde, autorizando a intensificação de uma série de ações.

“As determinações, basicamente, reforçam as ações que viemos implementando até o momento, inclusive a questão da mobilização da sociedade quanto ao combate ao mosquito. O Poder Público e suas parcerias estão empenhados nas questões como limpeza urbana, nebulização espacial, Programa Saúde na Escola e outras providências, mas o combate efetivo é dentro das residências, e só a consciência cidadã pode garantir esta ação” – reforça o secretário de Saúde de São Mateus, Henrique Follador.

TODOS JUNTOS NO COMBATE AO MOSQUITO

Elimine ou descarte adequadamente recipientes/depósitos inservíveis como: latas, material descartável, casca de ovo, tampa de garrafa e outros;

Mantenha vedados caixas d’água, poços, cisternas, tanques, tambores e outros reservatórios de água;

Mantenha canaletas e calhas desobstruídas;

Não deixe restos de materiais de construção ao ar livre, com risco de acúmulo de água das chuvas;

Mantenha ralos e ladrões de caixas d’água protegidos com telas;

Lave e escove bebedouros de animais, no mínimo uma vez por semana;

Nos pratos aparadores de vasos de plantas, coloque areia grossa, de forma a não acumular água;

Evite armazenar materiais que possam acumular água.

Fonte: Prefeitura de São Mateus