Projeto educativo de xadrez em escola pública no ES aborda história, matemática e educação física de forma interativa
Estudantes de colégio em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, participam da projeto ‘Xadrez na Escola’, que relaciona o esporte com diversas disciplinas da grade curricular.
‘Ajuda na nossa concentração e no nosso aprendizado. A gente passou a prestar mais atenção nas aulas’. Esta é a afirmação de Rhyane Coelho, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Doutor Arnóbio Alves de Holanda, localizada em São Mateus, no Norte do Espírito Santo.
O colégio utiliza o esporte para ensinar narrativas de história, raciocínio lógico da matemática e até fundamentos básicos da educação física.
O projeto ‘Xadrez na Escola’ foi implantado em 2024 e é destinados a alunos do 6º ao 9°. Ao todo, 40 estudantes participam das atividades que acontecem na biblioteca da escola.
Os gêmeos Daniel e Miguel Pereira participam do projeto desde o início. Segundo Daniel, o silêncio é fundamental para a prática do xadrez.
“É muito cálculo. Se não tiver concentração, não tem como”, comentou.
Miguel afirmou que uma das melhorias que percebeu foi no próprio racíocinio lógico.
“Eu tô gostando muito. O meu desempenho já melhorou “, destacou.
Além das estratégias de jogo
De acordo com o professor de história, Ytalo Pimenta, além do tempo dedicado a pensar nas estratégias de jogo, o xadrez já melhorou o desempenho dos adolescentes como estudantes.
“Existe uma ideia de que o xadrez pertence somente a lógica da matemática, mas, na verdade, ele tem uma gama de conhecimentos vinculados à história. Se você reparar, o xadrez é um jogo feudal, com reis, rainhas, bispos e, através das aulas, os estudantes perceberam essa relação”, explicou o professor.
Ytalo, que também é coordenador de história, divide a instrução de xadrez para os alunos com o professor de educação física.
É desta forma que o Cleber Caliman ensina sobre fundamentos de vitória e derrotas dentro da prática esportiva.
“Você amadurece a partir do momento que você perde no xadrez. A gente aprender com os erros. Você perdeu por quê? Porque você errou. Então, o aluno consegue fazer uma avaliação para melhorar o próprio desempenho”, disse o professor Caliman.
Fundamentos da matemática com o xadrez
O projeto também ensina fundamentos da matemática por meio do xadrez. De acordo com a professora Luysa Freitas, o esporte e a matéria caminham juntas e essa relação em sala de torna o aprendizado mais dinâmico.
“A gente trabalha a concentração, o raciocínio lógico e os conceitos do conteúdos. Mas também tudo que a gente pode ensinar ao aluno que vai contribuir para a sua vida, como respeito ao próximo, a gente ensina”, pontuou a professora.
Ampliação do projeto
De acordo com a diretora Eliane Roncatto, a adesão dos alunos ao projeto ‘Xadrez na Escola’ cresce a cada dia e, por isso, o colégio já estuda a possibilidade de expandir a área em que os estudantes jogam.
“A biblioteca já está ficando pequena. A demanda e o interesse dos alunos está aumentando a cada dia. As famílias também estão amando e apoiando o projeto na escola”, disse Eliane.
A secretária de Municipal de Educação Simone Cassini destacou que estudantes e familiares passaram a enxergar o projeto de forma diferente.
“É uma atividade diferente que envolve uma disciplina da escola e também a família”, comentou a secretária.
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