Projeto Maria da Penha Vai à Luta Chega às Escolas de Linhares com Apoio da Prefeitura e Polícias Civil e Militar

Projeto Maria da Penha Vai à Luta Chega às Escolas de Linhares com Apoio da Prefeitura e Polícias Civil e Militar

Na busca por provocar reflexões acerca da violência contra a mulher e relacionamentos abusivos, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social em parceria com as polícias Civil e Militar, levarão o projeto Maria da Penha Vai à Luta, para as escolas públicas e privadas. O ciclo de palestras começa nesta quarta-feira, dia 13, e segue até o dia 27.

O objetivo dos encontros é o de levar informação para os alunos dos ensinos fundamental e médio sobre a Lei Maria da Penha e conscientizar crianças e adolescentes sobre os direitos das mulheres, para que elas sejam multiplicadoras de informação acerca do tema.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, o projeto Maria da Penha Vai à luta trabalha com dois pilares: firmar as medidas protetivas das mulheres que sofreram violência de gênero, evitando a reincidência da agressão; e a prevenção, por meio dessas intervenções com os alunos nas escolas, explicando o que é um relacionamento abusivo e escala da violência.

“Nosso papel é trabalhar na prevenção e com a educação porque sabemos que a violência contra a mulher é uma questão estrutural. Então, não adianta trabalhar só com o viés da punição. É necessário que a gente converse, dialogue, principalmente com os jovens. No caso de uma violência física mais grave, ela vai começar antes com uma violência psicológica, por um relacionamento abusivo. Então, é importante ir às escolas para, justamente, mostrar os perigos de uma relação abusiva, quais são os sinais, os alertas. O nosso objetivo é fazer repensar valores, ajudar na desconstrução de uma sociedade que é machista e vulnerabiliza as mulheres, para que possam estabelecer relações mais saudáveis”, explica a secretária.

Veja o cronograma completo dos encontros:

 13  Sesi/Senai: turma do EJA , 18:30h – Creas;

 15/03  Escola Regina Banhos: rodas de conversas matutino,  8:30 às 11:30h – PM e Creas. E no turno vespertino,   às 14:30h- PC;

 19/03 Escola Efigênia Sizenando (Farias): roda de conversa às 8:30h – PM e Creas;

 21/03 Escola José de Caldas Brito:  roda de conversa matutino, 8:30 às 10h – Creas e PC. Turno vespertino, das 14h às 16h – Creas, PC e PM;

 27/03 – Ifes Linhares: Palestra turno matutino, PC e Creas e no turno vespertino palestra – PM e Creas. Os horários das palestras ainda não foram definidos.

Fonte: Prefeitura de Linhares.