Quero continuar o trabalho do prefeito Tininho
O anúncio foi feito durante encontro em um restaurante do município, que contou com a presença de outros dois pré-candidatos: o ex-secretário municipal de Saúde Eraldo Duarte e a atual titular da pasta, Cristiane França. Essa última, inclusive, estava cotada para ser a escolhida de Tininho e poderá entrar na chapa como vice.
Segundo Luiz, a escolha por seu nome se deu após sondagens eleitorais. Quanto à escolha de vice na chapa, ele comenta que a localização da base eleitoral será levada em conta, mas prefere não adiantar um nome. “Hoje, não estamos discutindo vice, precisamos primeiro fortalecer a candidatura de prefeito. Mais à frente vamos discutir isso aí, porque temos pré-candidatos com muita força”, argumenta.
Filho do ex-vereador Aldelino Marques de Almeida, Luiz Vereador está em seu quinto mandato no parlamento municipal. Ele foi presidente da Câmara de Marataízes entre 2021 e 2022 e entre 2009 e 2010, e primeiro-secretário de 2007 a 2008. Agricultor da comunidade de Capinzal, no interior do município, também já ocupou a Secretaria Municipal de Agricultura.
Luiz Vereador está mais atrelado ao campo político da direita, assim como boa parte do secretariado e da base de Tininho – que, apesar disso, é considerado um político progressista. Existe a possibilidade de o Partido dos Trabalhadores (PT), do qual Tininho já fez parte, caminhar junto com o candidato do atual prefeito no ano que vem, mas ainda não há definição.
‘2026 está próximo’
O grupo político de Tininho Batista também tem em vista que “2026 está próximo”, nas palavras de Luiz. O atual prefeito de Marataízes tem a pretensão de se candidatar a deputado estadual e tem se aproximado do grupo do governador Renato Casagrande (PSB), que poderá tentar uma vaga como senador em seu último ano de mandato.
“Estamos fazendo essa parceria para 2024, se Deus quiser, e também para 2026. Marataízes é a porta do desenvolvimento no sul do Estado. Hoje você chega em Marataízes e é outra cidade. E nós queremos continuar esse mandato maravilhoso que está acontecendo aqui”, exalta Luiz.
Concorrentes
Outra pré-candidatura a prefeito de Marataízes que tem ganhado força é a do empresário Júnior do Jucy, dono de uma das maiores redes de supermercados da região. A tendência é que ele dispute o cargo pelo Partido Liberal (PL), tornando-se o representante do bolsonarismo no município. O deputado estadual Theodorico Ferraço (PP), uma das principais lideranças políticas do sul do Estado, tem simpatia pela candidatura de Jucy.
Marataízes tem ainda como pré-candidato para 2024, o ex-prefeito Toninho Bitencourt (Podemos), que ficou na segunda colação em 2020 e já trabalha intensamente para tentar novamente o cargo. O vice-prefeito Jaiminho Machado (PDT), que chegou a assumir o lugar de Tininho quando ele esteve afastado pela Justiça e se tornou seu rival, é outro pré-candidato apontado na cidade.
Também se coloca na disputa o presidente da Câmara de Marataízes, William Duarte (PSDB), que teria recebido um convite para se filiar ao partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Terceira colocada na campanha à Prefeitura de Marataízes em 2020, a ex-deputada e ex-prefeita de Itapemirim Norma Ayub (PP) sinalizou que não pretende se candidatar no município na próxima eleição.
Redatora, moderadora e responsável por otimizar a disseminação do conteúdo para os assinantes por meio de estratégias eficazes, buscando alcançar o público-alvo de forma eficiente e engajadora. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui