Vitória se Prepara para sua Maior Obra de Mobilidade Urbana com Lançamento de Edital pela PMV

Vitória se Prepara para sua Maior Obra de Mobilidade Urbana com Lançamento de Edital pela PMV

A maior obra de mobilidade urbana da capital capixaba, que eliminará a retenção de veículos no cruzamento da rodovia Norte-Sul com a avenida Dante Micheline, está em vias de execução. A Prefeitura de Vitória lançou, na tarde desta quarta-feira (20), o edital para contratação da empresa que vai elaborar os projetos, orçamentos e execução das obras do Mergulhão de Camburi. A contratada terá até R$ 92,2 milhões para a execução das obras e a ordem de serviço será assinada até 15 de dezembro deste ano, com previsão de ser concluída  após 30 meses.

“Vamos projetar e construir essa obra viária que acaba com os engarrafamentos no cruzamento de uma rodovia estadual, a Norte-Sul, com a avenida Dante Micheline”, anunciou o prefeito Lorenzo Pazolini. E completou: “É importante ressaltar que essa obra será contratada com recursos próprios, sem empréstimos ou convênios. São R$ 92,2 milhões disponíveis para a maior obra de mobilidade urbana da Região Metropolitana da Grande Vitória, que beneficia todos que precisam acessar Vitória em direção à Vila Velha ou Cariacica ou destes municípios para a Serra. Estamos falando de 1,8 milhão de moradores em potencial”, completou o prefeito.

O lançamento do edital contou com a presença de lideranças comunitárias, vereadores e secretários municipais na sala anexa ao gabinete do prefeito. O objetivo do empreendimento é melhorar a circulação de veículos, pedestres e ciclistas, aumentando a fluidez do tráfego da região Norte de Vitória, beneficiando diretamente o bairro Jardim Camburi, com uma livre passagem entre as avenidas Gelu Vervloet (Norte-Sul) e Dante Micheline.

A obra vai reduzir o tempo de travessia da interseção, que hoje é de 55 a 88 segundos, para Zero a 10 segundos. A velocidade média dos veículos que transitam pelo trecho – parando nos semáforos e enfrentando as retenções – hoje é de 2 km/h e vai passar para 33km/h com os dois mergulhões.

Mergulhão

A interseção proposta mantém todos sentidos de circulação existentes em três faixas, como é hoje, e acrescenta duas passagens inferiores (Mergulhão 01 e Mergulhão 02) que irão permitir o fluxo sem cruzamentos em nível com a avenida Dante Micheline.

“Sem cruzamentos, sem semáforos e sem impacto na paisagem. A avenida Dante Micheline não terá elevados ou viadutos. As passagens serão subterrâneas, com área de circulação para pedestres e ciclistas. O calçadão de Camburi não será modificado”, explicou o secretário de Obras Gustavo Perin.

A passagem inferior 1 elimina o cruzamento do fluxo de veículos provenientes da BR-101 (Bairro de Fátima) no sentido Tubarão. A passagem inferior 2 elimina o cruzamento do fluxo proveniente de Jardim da Penha no sentido BR-101.

O veículo originário da BR-101 – sentido Tubarão – circulará em plano inferior à avenida Dante Micheline. Para esta conversão o veículo acessa a rampa descendente, até atingir a Mergulhão 01, que se prolonga sob pista esquerda da Av. Dante Micheline (sentido Tubarão) e alça de acesso a BR-101 (veículos provenientes de Jardim da Penha), após transpor o Mergulhão 01, o veículo percorre rampa ascendente até atingir o atual nível da Dante Micheline.

O veículo proveniente de Jardim da Penha com destino a BR-101 também circulará em plano inferior à avenida Dante Micheline. Para esta conversão, após transpor a laje superior do Mergulhão 1, percorre rampa descendente, até atingir o Mergulhão 02, que se prolonga sob pista esquerda (sentido Tubarão) da avenida Dante Micheline. Após transpor o Mergulhão 02, o veículo percorre rampa ascendente até atingir o atual nível da avenida Gelu Vervloet.

Mobilidade

A empresa que vencer a licitação deverá planejar e executar as obras mantendo a circulação viária, a mobilidade dos pedestres e ciclistas. Não poderá haver interrupção de qualquer serviço público sob concessão – água, energia, gás, fibra ótica, internet, telefone etc. Assim como as ações de proteção ao meio ambiente prevista em legislação deverão ser consideradas no projeto.

Fonte: Prefeitura de Vitória.