Apicultores do Espírito Santo buscam fortalecer a produção de mel

Apicultores do Espírito Santo buscam fortalecer a produção de mel

Com o apoio da Suzano, apicultores de 11 municípios estiveram reunidos em São Mateus para discutir alternativas de fortalecimento da cadeia apícola capixaba

Boa parte do mel produzido no Espírito Santo é proveniente de pequenos produtores familiares, que fazem da apicultura uma forma de diversificação agrícola e incremento da renda. Visando tornar essa produção ainda mais profissional e qualificada, a Suzano, em parceria com a Federação Capixaba das Associações de Apicultores (FECAPIS), realizou em São Mateus o primeiro encontro técnico de apicultores.

Os participantes contaram com workshops sobre a emissão da carteira nacional do apicultor, de nota fiscal do produtor rural e sobre os cuidados com enxames em áreas urbanas. O encontro também contou com um ciclo de palestras sobre o manejo das colmeias na entressafra, segurança alimentar, acesso ao mercado através das políticas públicas, custo de produção, dentre outros temas.

O consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Narcisio Luiz Loss, ressalta que o projeto está em linha com o compromisso social da empresa. “A Suzano tem apoiado os apicultores, ao longo dos anos, por meio do Programa de Fortalecimento da Apicultura, que visa fortalecer a cadeia apícola nas regiões de influência da empresa, inclusive cedendo áreas, por meio de comodato, para que os produtores instalem suas caixas de abelhas. Acreditamos na importância econômica da atividade para as famílias do meio rural”, destaca.

Jaqueline Brzesky Espíndola tem um apiário em Domingos Martins, com 135 caixas de abelhas. A agricultora produz até três toneladas de mel por ano, mas a expectativa é aumentar a produção: “Nossa empresa é familiar e veio toda a família para interagir com outros produtores, aprender e trocar conhecimento sobre a apicultura, pois queremos produzir mais”, afirmou.

Fabiano Pereira Figueira e Cleidiane Coelho dos Santos produzem mel no município de Pancas e enviam o produto ao comércio local. O casal está em processo de retirada de certificação para fornecer também ao Programa Nacional de Alimentação Escolas (PNAE). Já o apicultor Douglas Lopes, de Conceição da Barra, destacou o apoio crucial da Suzano para o início de suas produções. Outro apicultor presente no encontro, que enfatizou a boa parceria com a Suzano, é Lomir da Silva, presidente da Associação dos Apicultores de Aracruz (Apiara).

Fonte: Folha Litoral