Aracruz aperfeiçoa compromisso com a Busca Ativa Escolar

Projeto em parceria com a UNICEF
Nesta segunda-feira (7), a Prefeitura de Aracruz através da Secretaria de Educação (Semed) participou do “Encontro Busca Ativa Escolar”, em Vitória. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEDU), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime/ES).
O evento contou com a presença de representantes de todos os 78 municípios do Espírito Santo, e visa estender o compromisso dos municípios com os alunos em situação de evasão escolar.
Na prática a Busca Ativa Escolar é uma estratégia multidisciplinar composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. A ideia é identificar, registrar e acompanhar as crianças e adolescentes que não estão frequentando as aulas ou com risco de futura evasão escolar. Com o programa desenvolvido pelo UNICEF e parceiros, os municípios possuem dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos dos estudantes.
Na ocasião Aracruz foi representada pela secretária da Semed, Jenilza Spinassé. Ela reforçou a importância em renovar esse compromisso. “O Busca Ativa funciona como um grande banco de dados. Desta forma, essa plataforma facilita a comunicação entre as áreas e armazena informações importantes sobre os casos. Esses dados nos indicam a situação de cada criança e do adolescente, o que nos permite saber, por exemplo, como o estudante fora da escola tem sua vida afetada. Sendo assim, quando temos o conhecimento de tudo que envolve esse processo em rede, temos mais condições de enfrentá-los”, ressaltou. Ainda de acordo com Jenilza a equipe do município reúne profissionais de diferentes áreas, como da saúde, educação e assistência social.
Vitor de Angelo, o secretário da Sedu, ressaltou a importância da parceria entre o Estado e Prefeituras no combate a evasão escolar. “Estamos aqui para renovar esse compromisso e reafirmar que o direito de estar na escola é inegociável. A Busca Ativa Escolar tem feito a diferença, e os resultados alcançados comprovam isso”, disse.
De acordo com a Sedu, no ano de 2023, o estado registrou 956 rematrículas de estudantes por meio da estratégia. Já no ano 2024, esse número saltou para 4.090 rematrículas, representando um crescimento superior a 300% em comparação com o ano anterior, o que mostra o esforço conjunto das redes estadual e municipais de ensino.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.