Brasil está entre os dez países que mais sofrem ameaças de malware

O Brasil ocupa o sexto lugar mundial na lista de países com mais ameaças de malware, programas maliciosos usados para causar ameaças e roubar dados. O país ficou atrás de Japão, Estados Unidos, Índia, Alemanha e Taiwan.
A informação é do relatório Trend Micro Cyber Risk Report 2025. Ele se baseia em dados de telemetria recolhidos por meio da plataforma Trend Vision One. Os dados identificaram mais de 168 milhões de ameaças no Brasil em 2024.
Segundo o relatório, ameaças cibernéticas são cada vez mais sofisticadas. Parte disso se deve ao uso de inteligência artificial por parte de agentes maliciosos para aprimorar ataques.
Os ataques incluem técnicas como phishing (mandar mensagens falsas com aparência de legítimas para obter senhas, instalar malware e acessar dados sensíveis) e ransomware (bloquear acesso a informações e cobrar resgate para devolver o acesso).
No Brasil, os maiores alvos são os setores financeiro, governamental, de saúde e de varejo. Os dados desses setores possuem alto valor e, em certos casos, a estrutura de segurança é menos robusta.
As maiores vulnerabilidades no Brasil incluem configurações incorretas para sistemas em nuvem, falta de autenticação multifator, falta de atualizações de segurança e treinamento insuficiente de funcionários para reconhecer ameaças.
(Fonte: Olhar Digital. Imagem: TRG / Unsplash)

Jornalista, formado em Gestão Pública e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político há mais de 15 anos.