Colatina Celebra o Dia do Gari com Homenagens Especiais
Hoje é o Dia do Gari, criado em homenagem aos profissionais responsáveis pela limpeza pública, encarregados em manter limpas as ruas e praças das cidades, atuando na manutenção e conservação dos espaços públicos, através da varrição, capina da vegetação, recolhimento e coleta de lixo. E por isso, a Prefeitura e o Sanear realizaram uma solenidade para homenagear três profissionais dos seus quadros, e por meio deles, todos os outros, na Associação Cultural e Desportiva (ACD), em São Silvano.
Foram homenageados os servidores com mais de 40 anos de serviços prestados à autarquia, Maria Helena de Souza, Antonio Gonçalves Chaves e Maria Rodrigues da Silva. Também foi celebrada uma missa pelo Padre Paulo, e a distribuição de brindes doados pelo comércio. A solenidade contou com mais de 200 pessoas, entre elas, o diretor-geral do Sanear Yoshito de Souza Fukuda e outros diretores, o prefeito Guerino Balestrassi, secretários municipais e vereadores, e também os garis. Em Colatina são 320 garis que atuam na cidade e no interior.
Yoshito Fukuda disse que os profissionais têm que ser homenageados sempre, e muito valorizados pelo que fazem também, pois são eles que limpam os espaços públicos das cidades, contribuindo para a saúde urbana. “Temos que reconhecer sempre a dedicação deles, que são essenciais para o bem-estar de todos. Para algumas pessoas eles são invisíveis, não percebendo o quanto eles são essenciais nas vidas das pessoas e das cidades. Nós sabemos que eles são empenhados, exercem suas funções com dedicação, respeito e dignidade, e graças ao trabalho que fazem que os cidadãos podem viver em uma cidade limpa”.
Reconhecimento
A população deve reconhecer sempre a importância desses profissionais, fundamentais não só pela realização da limpeza, mas também pela prevenção de doenças e o respeito ao meio ambiente, contribuindo para a sustentabilidade. Outro fator essencial de contribuição é a boa imagem das cidades na consolidação do turismo.
O nome “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, em 1976, por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro. Ele viveu no Brasil entre os séculos 19 e 20.
Fonte: Prefeitura de Colatina
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular.