Escola de Aracruz inaugura Biblioteca Alberto Mussa em homenagem ao escritor brasileiro

Escola de Aracruz inaugura Biblioteca Alberto Mussa em homenagem ao escritor brasileiro

A tarde desta quarta-feira (10) foi marcada por um momento especial na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emefti) Eurípedes Nunes Loureiro, no bairro Itaputera, em Aracruz. A unidade escolar inaugurou a Biblioteca Alberto Mussa, como parte do Projeto Ler o Mundo, desenvolvido pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, em parceria com a Imetame e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A cerimônia reuniu autoridades municipais e estaduais, representantes de instituições parceiras e da comunidade. Estiveram presentes a diretora da escola, Sueli Alves; a secretária de Educação, Jenilza Spinassé; o secretário de Turismo e Cultura, Carlos Bravo; a assessora parlamentar Gleiciane Matos, representando a Câmara Municipal; o presidente da Associação de Moradores do bairro, Paulo Ferreira Santiago; a presidente do Instituto Oldemburg, Cristina Oldemburg; Katiane Marques, representando a Imetame; e Sérgio Duran, assessor da Casa Civil, representando o Governo do Estado.

Antes dos discursos, três estudantes fizeram a leitura da biografia de Alberto Mussa, escritor brasileiro homenageado com o nome da nova biblioteca.

A diretora Sueli Alves destacou a importância da conquista para a escola:

“É com muita alegria e gratidão que celebramos esse momento. Essa biblioteca será um espaço de leitura, conhecimento e cultura, enriquecendo a vida de nossos estudantes e de toda a comunidade escolar.”

A presidente do Instituto Oldemburg, Cristina Oldemburg, lembrou da trajetória do projeto:

“Esta foi uma caminhada de muitos desafios. Hoje inauguramos a biblioteca de número 906, presente em 250 secretarias de educação em todo o país. São 23 anos de incentivo à leitura, de amor ao Brasil e de valorização da cultura. Os livros são instrumentos que nos permitem viajar e conhecer mundos diferentes.”

Já a secretária de Educação, Jenilza Spinassé, ressaltou o impacto da leitura na vida dos alunos:

“Quando uma criança diz que ama estar em sua escola, isso mostra que o espaço é acolhedor. Esse é o primeiro dever do educador: acolher. Aqui, vejo a dedicação de cada funcionário e dos mediadores da leitura, que vão além de suas funções para levar o prazer da leitura para além dos muros da escola.”

O evento também contou com a participação dos personagens “” e “Léia”, que encantaram as crianças com uma apresentação sobre a importância dos livros, em contraste com o excesso de tempo dedicado às telas e à internet.

Após os discursos, a comunidade conheceu o novo espaço, durante o descerramento da placa inaugural. A Biblioteca Alberto Mussa conta com 1.000 livros físicos (500 títulos duplicados), além de 513 livros digitais e 82 audiolivros, oferecendo opções para o público infantojuvenil e adulto. O objetivo é democratizar o acesso à leitura e ampliar o alcance do projeto em Aracruz.