Mais 350 Vagas na Creche de Divino Espírito Santo com Obra de Ampliação
A comunidade de Divino Espírito Santo vai contar com 350 novas vagas para a Unidade Municipal de Ensino Infantil (UMEI) Tia Nenzinha. Atualmente, a creche atende 290 alunos de 2 a 5 anos, nos dois turnos de ensino. Para atender demanda antiga da comunidade, na terça-feira (3) foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de ampliação da unidade, que teve primeiro bloco entregue nesse ano. O bloco B da Tia Nenzinha, com dois pavimentos, terá 626,32 m² de área construída. A previsão é de que a obra seja executada em seis meses, com investimento de R$ 2 milhões.
Quando a atual gestão assumiu, em janeiro de 2021, a obra da UMEI Tia Nenzinha estava abandonada. A obra foi retomada e o primeiro bloco entregue à comunidade. “Agora, vamos executar o segundo bloco da Tia Nenzinha, garantindo mais 350 vagas para as nossas crianças. Estamos falando de transformação na vida das pessoas. Tudo que estamos realizando em Vila Velha é fruto de muito planejamento. Na Educação, já entregamos 14 escolas e estamos construindo mais unidades, com previsão de entrega até dezembro”, afirmou o prefeito Arnaldinho Borgo.
Comemoração
Moradora do bairro há 32 anos, Roberta Borges, mãe da aluna Maria Helena e do pequeno André, de quatro meses, comemorou a ampliação do espaço. “A escola Tia Nenzinha é maravilhosa, minha filha adora estudar aqui. A gente fica muito feliz com essa ampliação, que vai ajudar muito a população do bairro”, afirmou Roberta.
Edna Costa, que mora em Divino Espírito Santo desde 1999, tem a filha Sofia Helena e o neto Juan Vitor, ambos de 4 anos, estudando na unidade e também lembrou que muitas mães precisam de uma creche para deixarem os filhos com segurança. “Essa ampliação é muito importante. Há muitas mães que precisam trabalhar e não têm com quem deixar as crianças. Essa ampliação será excelente. Aqui o atendimento é maravilho e as crianças aprendem muito”, ressaltou Edna Costa.
À frente da UMEI Tia Nenzinha há 6 anos, a diretora Delsa Zanette elogiou a gestão, que conseguiu concluir a obra parada e agora vai ampliar o espaço. “Isso é de suma importância para a nossa escola e nossa comunidade. Tínhamos 140 crianças estudando. Hoje, temos 290 e, com a conclusão da obra, serão mais de 600 crianças na escola. Para a comunidade e as famílias, isso é algo que não tem preço”, destacou a diretora.
Obras
A rede municipal de ensino de Vila Velha conta atualmente com 41 unidades de educação infantil, com 13.830 alunos matriculados. Além da ampliação da UMEI Tia Nenzinha, também estão em construção as creches de Jaburuna, São Conrado, Jabaeté e Sítio Batalha, o que vai garantir, ao todo, mais de 1.500 novas vagas no Ensino Infantil.
Com a construção e entrega de 14 novas escolas pela atual gestão, o total de vagas na rede municipal de ensino passou de 51.812 alunos matriculados em 2021 para 54.838, em 2023. Até o momento, 99 escolas foram reformadas e receberam melhorias.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.