Obras na Emef Adilson Castro, na Ilha de Monte Belo, alcançam 75% de progresso
Para marcar os 75% de obras concluídas na reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adilson da Silva Castro, localizada no bairro Ilha de Monte Belo, uma equipe da PMV realizou visita técnica ao local, na manhã desta quarta-feira, em companhia de moradores e lideranças comunitárias do bairro e de deputados estaduais.
Na presença de lideranças comunitárias e dos deputados estaduais Deninho Silva e José Esmeraldo o prefeito lembrou que são quase R$ 40 milhões de investimentos somente na região, que reúne os bairros Ilha de Santa Maria, Ilha de Monte Belo e Bento Ferreira. “Em breve teremos a reurbanização da galeria de macrodrenagem da avenida Jair Etiene Dessaune e iniciamos a reforma da quadra poliesportiva do bairro Ilha de Monte Belo”, disse.
É mais que uma reforma. Estamos reconstruindo a Emef Adilson da Silva Castro com todas as condições de acessibilidade ofertando elevador para todos os andares e rampas, cobrindo a quadra poliesportiva para dar conforto térmico às crianças na hora do intervalo e reformando todas as salas de aula”, explicou o prefeito Lorenzo Pazolini.
A escola atende, em dois turnos, 495 alunos do ensino fundamental do 1 ao 9 ano na faixa etária de 06 a 14 anos, dos bairros Ilha de Monte Belo (148), Ilha de Santa Maria (117), Gurigica (41), Bento Ferreira (39), Consolação (33), e Jesus de Nazareth (21).
A sede da Emef é composta de um edifício com cinco pavimentos, sem acessibilidade, totalizando 2.154 m² de área construída, pátio e quadra poliesportiva sem cobertura. A meta é concluir a reforma no mês de novembro.
Uma das mudanças mais visíveis para a comunidade é o elevador que será instalado e a cobertura da quadra poliesportiva, no mesmo padrão das quadras poliesportivas que estão sendo cobertas nos bairros Caratoíra, Itararé, Romão e Jardim Camburi e entregues em Bela Vista, Boa Vista e Santa Helena.
Adequações
O imóvel apresentava necessidades de adequações prediais para melhor atendimento das crianças no ambiente escolar. Neste sentido foi contratada a reforma, e adequação do prédio às normas de acessibilidade por R$ 2.333.588,09.
Para dar cumprimento à legislação de acessibilidade, além da adequação de rampas e do elevador foram construídos banheiros acessíveis nos pavimentos e rampa de acesso ao auditório.
A moradora do bairro Sueli Xavier ficou emocionada ao ver a cobertura da quadra poliesportiva. “Nossos filhos chegavam a desmaiar de calor nos intervalos das aulas. Há mais de 30 anos nós pedíamos essa reforma e a cobertura da quadra. Só agora que o sonho de muitos alunos e pais de alunos está sendo concretizado”, afirmou.
Adir Castro, também moradora do bairro e irmã do professor que dá nome à EMEF Adilson da Silva Castro explicou que muitos alunos passaram pela unidade escolar e hoje já são adultos com filhos. “Somente agora, na idade adulta é que eles estão vendo a escola receber uma reforma que a comunidade merece”, disse.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.