Ovo caipira de Linhares ganha selo de qualidade e conquista o mercado
Granja do interior da cidade foi a primeira do segmento regularizada no registro do Serviço de Inspeção Municipal
Os ovos caipiras produzidos na localidade de Rio Quartel de Cima, no interior de Linhares, no Norte do Espírito Santo, estão prontos para conquistar o mercado consumidor. A agroindústria Ovos Caipiras da Nona, da empreendedora Clenir Aparecida Zeniboni, foi a primeira neste segmento regularizada no registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da prefeitura. Sem a certificação, ela só realizava pequenas vendas para moradores da comunidade em que reside.
Em entrevista , Clenir revelou que tinha uma loja de noivas em Vitória. Durante a pandemia, ao se apaixonar pelo interior de Linhares, se mudou para o município e teve a ideia de começar a vender ovos caipiras.
Hoje, sua granja possui cerca de 720 aves, e a previsão é chegar a três mil em 2024. A produção diária gira em torno de 650 ovos, que são vendidos, principalmente, nas feiras livres e entregues em domicílio, além de atender consumidores locais.
O certificado, emitido pela Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares, garante a comercialização de produtos de origem animal dentro do município, atestando a qualidade higiênico-sanitária.
“No início, sobravam ovos. Mas agora já começaram a faltar, porque, com o selo, nós podemos vender para supermercados, e antes a gente tinha essa dificuldade. Hoje, já realizamos entregas em dois supermercados”, disse Clenir.
Trabalho minucioso
Entre a produção e o consumo, um trabalho minucioso é realizado para garantir um produto de qualidade. E ele começa na chegada dos pintinhos à granja. As aves são alimentadas três vezes por dia, e a limpeza no galinheiro é realizada diariamente. Tudo é feito com muita cautela, pois os animais são sensíveis a estímulos — qualquer som emitido fora da normalidade pode estressá-los, o que prejudica a produção de ovos.
Após a coleta dos ovos, é feita a classificação por tamanhos e a ovoscopia, método que usa uma fonte de luz para mostrar detalhes através das cascas, identificando, por exemplo, trincos que podem comprometer a qualidade do ovo. Em caso de identificação de algum problema, o produto é descartado. Na sequência, é feita a embalagem com o selo do registro no SIM.
“O produto certificado tem maior alcance no mercado municipal e representa a garantia de qualidade e higiene para os consumidores. Temos relatos de produtores que tinham dificuldade de vender seus produtos sem registro e que, a partir do momento que passaram a utilizar do serviço, as portas se abriram”, comentou o secretário de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares, Fabrício Fardin.
Após adotar todos os métodos sanitários para conquistar o selo, as vendas da Clenir aumentaram e, agora, ela deseja expandir a granja e vender os ovos também para outras cidades.
“Em 2026, quero ser uma das maiores produtoras de ovos caipira do Estado. Foi muito desafiador para mim, mas é gratificante saber desse sonho realizado e que nada é impossível quando se tem foco. Minha maior satisfação é saber que atendo meu cliente e ele sabe de onde vêm os ovos, conhece a maneira que cuido das aves. E personalizo o atendimento para cada cliente, quando solicitado”, concluiu.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui