Prefeitura de Aracruz faz visita técnica no Lar da Esperança

Espaço acolhe moradores de rua para reinserção na sociedade
A Prefeitura Municipal de Aracruz (PMA) através do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) realizou uma visita técnica no Lar da Esperança nesta terça-feira (25). Essas visitas são rotineiras, e acontecem em todas as instituições parceiras da prefeitura
O abrigo Lar da Esperança é um ponto de acolhimento onde os moradores de rua possuem acesso a alimentação, higiene pessoal e moradia. No local são oferecidos serviços de apoio psicológico para ajudar os moradores a lidarem com traumas e problemas emocionais, com assistentes sociais que orientam sobre direitos, benefícios e serviços disponíveis.
O objetivo principal do espaço é o acompanhamento e tentativa de reinserção dos moradores de rua. Individualizando cada um deles, ajudando-os na busca por moradia, emprego e reintegração social.
O projeto só é possível devido à parceria da PMA, através da Secretaria de Assistência Social (Semas) com o Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social e Educacional do Espírito Santo (Ippes). De acordo com os dados mais recentes disponibilizados pela PMA, entre março de 2024 e fevereiro de 2025, foram realizadas 466 abordagens, atendendo a 419 pessoas.
“O espaço não é apenas um local temporário, mas também um espaço de reintegração e apoio, oferecendo cuidados essenciais como banho, alimentação e, principalmente, apoio psicológico e social. Entre março de 2024 e fevereiro de 2025, o Lar da Esperança registrou 89 acolhimentos, demonstrando a confiança que a comunidade em situação de rua deposita neste serviço”. Comentou Rosilene Filipe, secretária da Semas.
Ainda segundo Rosilene, “atualmente, em março de 2025, 11 usuários estão institucionalizados, recebendo cuidados contínuos enquanto se reconstroem, com a ajuda de profissionais comprometidos e serviços essenciais. Na data da visita, o número de acolhidos era de 7 pessoas, sendo duas mulheres e cinco homens, cada um com suas histórias, sonhos e desafios”.
Já o representante do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Saulo Meireles, reafirmou o compromisso da PMA com as organizações sociais, “a visita dos membros ao Lar da Esperança reafirma o compromisso da gestão municipal em unir forças com as organizações sociais para combater as desigualdades e oferecer soluções concretas às pessoas em situação de vulnerabilidade. Durante o encontro, foi possível conhecer de perto a rotina do Lar, conversar com os profissionais envolvidos e entender melhor as necessidades do serviço”.
Para o Prefeito Dr. Coutinho o abrigo é um exemplo de cidadania, voltada para a transformação de pessoas que tanto precisam, “nosso objetivo é garantir que todos, independentemente das circunstâncias, tenham acesso a serviços de acolhimento, higiene, e, acima de tudo, um olhar respeitoso e acolhedor. Atuamos em parceria público/privado com os diversos setores na promoção de soluções que realmente façam a diferença na vida dessas pessoas. O Lar da Esperança é um exemplo de como nossa gestão está voltada na transformação de realidades e proporcionando uma nova chance àqueles que mais precisam”, comentou o prefeito,

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.