Reeleição à vista: atual prefeita lidera com ampla vantagem a disputa eleitoral em São Domingos do Norte

Reeleição à vista: atual prefeita lidera com ampla vantagem a disputa eleitoral em São Domingos do Norte

Aprimeira pesquisa IPOPES/Jornal Norte Capixaba sobre o cenário eleitoral em São Domingos do Norte, na região Noroeste do Estado, aponta que a atual prefeita do município, Ana Izabel Malacarne Oliveira, tem caminho pavimentado para conquistar a reeleição nas eleições municipais de outubro próximo.

Pré-candidata pelo MDB, a prefeita aparece liderando a disputa com ampla vantagem sobre os outros dois pré-candidatos ao cargo: o ex-prefeito Pedro Amarildo Dalmonte, o Pedro Pão, e o vereador Amilton Trevisani.

Contratada pelo Jornal Norte Capixaba e realizada pelo instituto IPOPES Pesquisas de Opinião Pública, a pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 8 deste mês de julho e ouviu 600 eleitores da zona rural e sede de São Domingos do Norte. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) sob o número ES-03087/2024, tendo como responsável o estatístico Márcio Bartolomeu Azevedo da Costa.

De acordo com pesquisa, se as eleições no município fossem hoje, considerando a versão estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos eleitores, a prefeita Ana seria reeleita com 82,25% dos votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos), contra apenas 13,71% de Pedro Pão e 4,04% de Amilton Trevisani.

Na espontânea, quando os nomes dos concorrentes não são mencionados, a pré-candidata Ana Izabel Malacarne aparece liderando a disputa com 59% das intenções de voto, bem à frente de Pedro Pão, com 9,17%, e de Amilton Trevisani, com 2,83%. Dos 600 eleitores ouvidos, somente 1,17% respondeu que votaria em branco ou nulo e 27,83% ainda não decidiu em quem votar ou não respondeu.

Em um possível cenário somente com os dois principais pré-candidatos, o levantamento aponta que a prefeita Ana venceria Pedro Pão com 64,33% dos votos contra apenas 10,33%. Votos brancos e nulos somariam 1,83% e 23.50% dos entrevistados se declararam ainda indecisos. O índice de confiabilidade da pesquisa é de 95%. A margem de erro é de 3,86 pontos percentuais para mais ou para menos.

Se mantiver a larga vantagem até outubro, Ana Izabel se tornará a primeira mandatária da história política de São Domingos do Norte a conseguir a reeleição para o mandato subsequente.

Administração da prefeita é aprovada por mais de 90% da população

A pesquisa IPOPES/Jornal Norte Capixaba também mediu a avaliação dos eleitores de São Domingos do Norte em relação ao desempenho da Administração Municipal e a forma como a prefeita Ana Izabel Malacarne Oliveira (MDB) conduz o município.

O levantamento aponta que a Administração Municipal é aprovada por mais de 90% da população local. Dos 600 eleitores entrevistados, 27% avaliam a gestão como ótima, 47% como boa e 18,83% como regular. Apenas 4,66% consideram o trabalho ruim ou péssimo.

A forma como a prefeita Ana Izabel conduz o município é aprovada por 85,67% da população e reprovada por apenas 6,50% dos eleitores, segundo a pesquisa IPOPES.

Pedro Pão tem a maior rejeição

A pesquisa IPOPES/Jornal Norte Capixaba ainda aponta que todos os pré-candidatos à Prefeitura de São Domingos nas eleições deste ano têm rejeição considerada baixa. Nesse quesito, quem aparece na frente é o ex-prefeito Pedro Amarildo Dalmonte, o Pedro Pão.

Dos 600 entrevistados na pesquisa, considerando a versão estimulada, 11% respondeu que não votaria em Pedro Pão de jeito nenhum. Na sequência, aparecem Cristiano Malacarne, rejeitado por 6,5%, a prefeita Ana, com 5,83%, e Amilton Trevisani, com rejeição de 5,67%.

Fonte: Jornal do Norte Capixaba