Segunda etapa do PROERD é encerrada em Aracruz pela prefeitura em 2024

Segunda etapa do PROERD é encerrada em Aracruz pela prefeitura em 2024

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com o 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), promoveu na noite desta quarta-feira (12), na Empi Irajá, a última cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) deste ano.

Ocorreram ao longo do ano oito formaturas, sendo quatro por semestre, totalizando 780 alunos assistidos na ação. Foram contempladas as Emef´s Luiza Silvina, Placidino Passos, Marechal Costa e Silva, Samoel Costa, José Marcos Rampineli, Paulo Freire e Zilca Nunes Vieira Bermudes, além da Emefti Honório Nunes Jesus e Empi Irajá.

“Eu, como educadora de formação, tenho total convicção que esse programa só faz sentido quando colocado em prática. Quando eu vejo nossas crianças e pré -adolescentes dizendo não às drogas, percebo que estamos sim, caminhando na direção certa. Também temos que agradecer e reconhecer o empenho das famílias, que reconhecem que seus filhos estão sendo devidamente instruídos a não se envolverem com pessoas erradas. Vivemos tempos difíceis, por isso, temos que lutar por uma vida melhor. Muito obrigada ao 5º BPM pela parceria de sempre”, ressaltou a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.

O programa acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz e 5º Batalhão de Polícia Militar (5BPM). Ele é desenvolvido nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de metodologia especialmente voltada a crianças e adolescentes.

Primeira escola indígena contemplada no Estado
A Empi Irajá é a primeira escola indígena a ser contemplada com a formatura do Proerd. A diretora Mariane Marques Vicente, lembrou desse feito, agradeceu a Polícia Militar e afirmou que seus alunos, são como filhos, e por isso, merecem toda atenção, cuidados e carinho. “Estou muito emocionada. Quando vejo esses pequenos completando esse curso me enche de orgulho. Somos a primeira escola indígena do Espírito Santo a receber esse certificado. Por isso, muito obrigada à Polícia Militar por sua atenção, pois todo conteúdo aplicado por vocês, sem dúvida ajudou muito nossos alunos, que se empenharam e gostaram das aulas”, enfatizou.

O Proerd oferece durante suas aulas estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial os referentes à família, escola e comunidade, favorecendo o desenvolvimento da resistência em crianças e adolescentes que possam correr o risco de se envolverem com drogas e terem problemas de comportamento. Todas as aulas são ministradas com base no livro do estudante, que é elaborado especificamente para esse fim e distribuído a cada aluno de forma unitária.

O Instrutor do Proerd, Cabo PM Martin Westphal Kelbert, lembrou dos esforços empreendidos junto aos estudantes ao longo dos anos. “Já formamos várias turmas. Por isso, a cada ano que se passa, é muito importante dizer a estas crianças que sempre estejam atentas aos ensinamentos que nós passamos a elas nas salas de aula. Todos têm suas responsabilidades, e é na hora de fazer as escolhas, que se coloca em prática o que se aprende. Quando as pessoas vão para o caminho errado, certamente consequências negativas surgirão, por isso, também é muito importante a presença e o apoio dos pais. Contem com a polícia militar, e façam por merecer. Parabéns a todos os formandos”, completou.