Semed e Ifes promovem encontro sobre uso ético da Inteligência Artificial em pesquisas em EaD

Semed e Ifes promovem encontro sobre uso ético da Inteligência Artificial em pesquisas em EaD

A Secretaria de Educação (Semed), por meio do Polo UAB, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cefor), realizou neste sábado (13) um encontro síncrono de estudos de casos em Educação a Distância (EaD), com foco no uso ético da Inteligência Artificial (IA).

O encontro, realizado em tempo real, reuniu os estudantes da pós-graduação em seu último momento antes das bancas de defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Mediado pelos professores Juliano Cardoso e Katiuscia Mendes, o encontro teve como objetivo orientar os alunos na análise de casos concretos, promover debates metodológicos e acompanhar o desenvolvimento das atividades.

Os participantes apresentaram seus projetos em grupos, discutindo coletivamente aspectos como metodologias, técnicas de coleta e análise de dados, integridade acadêmica e a aplicação ética da IA, conforme as diretrizes da Unesco. Entre os temas debatidos estavam: gestão acadêmica em cursos EaD com falhas de comunicação; aplicação do marco de referência da Unesco sobre IA por docentes EaD; atividades síncronas obrigatórias em cursos de graduação; avaliação do DUA em cursos de pós-graduação; e produção docente de materiais digitais interativos.

Para a aluna Suelen Silva de Almeida Matos, diretora do CMEBTI Esther Nascimento do Santos, em Santa Rosa, o curso tem impacto direto em sua prática profissional:

“O curso aperfeiçoa minha gestão escolar, trazendo conhecimentos acadêmicos e experiências em EaD, além de permitir compreender marcos legais e teorias fundamentais para minha atuação.”

A pedagoga Louise Estorni Vasconcelos de Abreu, da Rede Municipal de Ensino, destacou a aplicabilidade das técnicas no cotidiano escolar:

“É fundamental usar técnicas de EaD e tecnologias digitais no dia a dia presencial, criando ferramentas que permitem aos professores interagir quando quiserem, facilitando muito o trabalho.”