Sorte em dobro? Cacho de uva de duas cores é encontrado em produção no ES
Uva metade roxa e metade verde foi encontrada em propriedade de Alto Rio Novo, no Noroeste do Espírito Santo. Engenheiro agrônomo explica que mutação é comum e que não altera sabor da fruta.
As uvas são conhecidas por serem uma fruta da sorte, e no final do ano várias simpatias são feitas com elas. Reza a lenda de que comer uvas na virada traz boa sorte e prosperidade. Mas e se a uva que você estiver comendo tiver duas cores, sorte em dobro? Foi exatamente uma uva bicolor que um produtor de Alto Rio Novo, no Noroeste do Espírito Santo, encontrou na propriedade.
Além de um mesmo cacho ter uvas roxas e uvas verdes, uma única uva ficou dividida meio a meio com as duas cores.

Doutora em Comunicação pela USP, artista e pesquisadora. Professora no Centro de Artes da UFES e no Programa de Pós-Graduação em Artes, atua na linha Interartes e Novas Mídias. Mineira de origem, com passagens pelo Rio e São Paulo, hoje vive em Vila Velha, dedicando-se ao desenvolvimento de poéticas relacionais e diálogos interculturais.


De acordo com o engenheiro agrônomo Anderson Rosa Marim, o caso é comum de ser registrado na espécie de uva Niágara. Segundo ele, esse tipo de mutação é bem característica da variedade e pode acontecer em cachos e bagas.