Tipo exportação: mamão de Linhares é destaque em projeto

Tipo exportação: mamão de Linhares é destaque em projeto

Um dos maiores produtores da fruta no país, município capixaba pode ser reconhecido como a “capital do mamão”

O deputado estadual Coronel Weliton (PRD) quer conferir ao município de Linhares o título oficial de Capital Estadual do Mamão. Conforme justificativa ao Projeto de Lei (PL) 560/2024, o Espírito Santo se destaca como o maior produtor e exportador da fruta no Brasil, e Linhares aparece entre os maiores do estado.

“No Estado, o plantio do mamão se concentra nas regiões norte e noroeste, devido às condições de solo e clima favoráveis ao plantio da fruta”, lembra o parlamentar.

“A fruticultura é uma atividade desenvolvida em todas as regiões do Espírito Santo e tem grande importância econômica. A produção de mamão, juntamente com a de cacau, limão, cajá, uva, goiaba e açaí, fortalece a agricultura familiar e gera emprego e renda”, complementa.

Produção

Segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), o ES produziu 352 mil toneladas de mamão em 2023, com um valor da produção de R$ 1,1 bilhão. Naquele ano a fruta foi o 5º principal item da pauta capixaba de exportação. Até setembro de 2024 a exportação de mamão teve alta de 38,9%, divulgou a pasta. Ao todo 25 municípios capixabas se destacam no cultivo, com Pinheiros, Montanha e Linhares na liderança, aponta a secretaria.

Andamento

O PL 560 será analisado pelas comissões de Justiça, de Turismo, de Agricultura e de Finanças da Ales. Caso a homenagem seja convertida em lei, adicionará o título no Anexo I da Lei 10.974/2019 (consolidação de homenagem a municípios do Estado do Espírito Santo).

Acompanhe o andamento do PL 560/2024 na Ales.