Trabalho de professora da rede municipal de Nova Venécia é destacado entre os 12 melhores do Estado

Trabalho de professora da rede municipal de Nova Venécia é destacado entre os 12 melhores do Estado

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), comemorou a seleção da professora Suzani Maria Gomes de Paula, da EMEIEF Francisco Tavares Renes, da comunidade de São Gonçalo, para a 1ª fase do concurso do Programa Agrinho 2024, entre os 12 melhores melhores do estado para apresentar o seu relato de experiência com o tema: “Sementes do Amanhã: Práticas e alternativas sustentáveis para o meio rural”.

A apresentação aconteceu na terça-feira (22), no SENAR, em Vitória. O resultado final está previsto para o dia 14 de novembro. Na categoria Relato de Experiência Pedagógica, os profissionais da educação devem relatar a experiência pedagógica desenvolvida no âmbito do Programa, atendendo aos requisitos estabelecidos em regulamento próprio.

Como premiação, os classificados nas dez primeiras colocações, que receberão, respectivamente, em 1º lugar, um carro modelo sedan; em 2º, um carro modelo hatch, em 3º, uma motocicleta 160 cilindradas; em 4º lugar, um notebook, uma impressora multifuncional, um projetor multimídia, um smartphone; em 5º, um notebook e uma impressora multifuncional; em 6º, uma smart TV 55’; em 7º e 8º lugar, um smartphone cada; e em 9º e 10º, um tablet cada.

As escolas que tiverem professores premiados do 1º ao 10º lugar serão contemplados com um kit multimídia, contendo uma caixa de som portátil e um microfone sem fio.

Os professores que desenvolveram o Programa Agrinho 2024 recebem certificados de participação de 200 horas.

A professora Suzani disse que o Agrinho é um programa com possibilidade de transformação, sobretudo, para comunidades do campo. “Por meio dele, conseguimos (re)pensar nossas ações acerca da comunidade que estamos inseridos, diagnosticar problemas e buscar soluções, incentivando a sucessão familiar no meio rural. Esse é o meu segundo ano participando e desenvolvendo o agrinho tanto na EMEIEF Francisco Tavares Renes quanto na EMCOREIEF Santa Helena, em Chapadinha, e é extremamente gratificante saber que o trabalho foi efetivo, tendo alunos selecionados nas duas escolas na etapa municipal, e meu Relato de Experiência Pedagógica pela EMEIEF Francisco Tavares Renes, na 1ª fase estadual. Isso é fruto de um bom trabalho em equipe entre professores, gestão e comunidade. Agora buscamos uma classificação no estado, mas entendemos que o que alcançamos até aqui, já é uma grande vitória”, avaliou a docente.

No ano de 2024, o tema do concurso do Programa Agrinho, foi Herança sustentável: Semeando o Futuro.

Programa Agrinho

O programa é de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), as secretarias municipais de educação e os Sindicatos Rurais Patronais, atuando em todo o Estado do Espírito Santo.

Seu objetivo é contribuir com a formação das novas gerações, desenvolvendo ações educativas para despertar e desenvolver a consciência de cidadania, priorizando a criança e o adolescente, transformando-os, pela educação, em agentes de melhoria das condições sociais e econômicas da família e da comunidade onde vivem.

No decorrer do programa são abordados assuntos relativos a meio ambiente, ética, cidadania, saúde, empreendedorismo e trabalho e consumo.

Em 2024, trinta e três escolas participaram do programa após adesão da Seme. A técnica pedagógica Evelaine Berto participou em Vitória de uma formação que foi replicada para os professores do município inscritos no concurso.