Ulisses Guimarães se mobiliza para alcançar a meta de cessar o tabagismo

Ulisses Guimarães se mobiliza para alcançar a meta de cessar o tabagismo
Foto: Reprodução.

“Me sentia escravo do cigarro”. A afirmação é do morador do bairro Ulisses Guimarães, Glerisson Oliveira, de 36 anos. Decidido a mudar essa realidade, ele buscou apoio no Grupo de Tabagismo, que acontece todas as quartas-feiras, às 8h30, na Unidade de Saúde do bairro e já está há mais de um mês sem fumar.

Fumante desde os 18 anos, Glerisson soube da existência do grupo ao ver uma matéria de TV, procurou a Unidade de Saúde e chegou ao grupo já decidido a abandonar o vício. Ele explica que a vontade de fumar ainda existe, mas que não vai ceder: “Eu fumava mais de dois maços por dia, tudo era desculpa para eu acender um cigarro, mas agora parei e estou firme no meu objetivo de não fumar nunca mais. Quero incentivar outras pessoas a seguirem esse mesmo caminho”.

O médico Caio Fernandes, que integra o grupo multidisciplinar à frente do Grupo de Tabagismo de Ulisses Guimarães, diz que o processo do abandono do cigarro é uma luta e que deve ser encarada como tal pelo fumante: “O índice de desistência é alto mas os que seguem firmes conquistam excelentes resultados”, explica.

Entre os inúmeros benefícios aos que param de fumar, o médico aponta a melhora no olfato, paladar, respiração e até na auto estima.

Acolhimento e troca

Há uma semana participando do Grupo de Tabagismo, Priscila Brito Lages, de 40 anos, destaca a troca com os demais integrantes como um diferencial.  “Percebi que precisava de ajuda e fui em busca disso. É bom o contato com outras pessoas que também estão buscando o mesmo objetivo que eu”, diz.

Fumante desde os 12 anos, Priscila celebra o fato de estar sem fazer uso de cigarro há dois dias: “Parei e voltei a fumar muitas vezes, mas agora vou parar de vez”.

O apoio dos demais integrantes do grupo também é apontado por Glerisson Oliveira como um grande benefício para quem quer largar o cigarro. “Dividimos as nossas impressões e expectativas, dividimos a forma de lidar com o fumo e um sempre busca ajudar o outro”, revela o munícipe.

Busque ajuda

Se você também quer parar de fumar, basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e se inscrever no Grupo de Tabagismo, onde você será assistido por uma equipe multidisciplinar.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha.