Vereador Kapitão visita ampliação do Centro de Hemodiálise

ampliação atenderá mais 24 pacientes
Os centros de hemodiálise são espaços clínicos vitais para pacientes com insuficiência renal, condição onde os rins perdem a capacidade de filtrar resíduos e líquidos do sangue, acumulando toxinas que podem levar o indivíduo à morte. Essa insuficiência pode ser de dois tipos, a aguda (IRA), onde os rins perdem abruptamente a capacidade de filtrar o sangue, podendo ocorrer rapidamente, em dias ou até mesmo horas, geralmente ocasionadas por lesão mecânica ou obstrução urinária. Ou crônica (IRC), onde os rins perdem gradualmente as funções, geralmente por questões de hábitos, como a má alimentação, ou questões genéticas, dentre as causas mais comuns estão a diabetes e hipertensão arterial não controladas.
O Centro de Hemodiálise em Aracruz é administrado por um contrato de gestão assistencial executado pela Fundação Hospital Maternidade São Camilo (FHMSC), sob a fiscalização e supervisão da Secretaria de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Aracruz. No Centro são atendidos pacientes não só de Aracruz, mas também dos municípios vizinhos como João Neiva, Ibiraçu e Fundão.
A estrutura atualmente possui capacidade de 1.010 atendimento mensais aproximadamente, tratando em média 100 pacientes, com 15 cadeiras de hemodiálise. Os atendimentos ocorrem de segunda a sábado, das 5h30 às 21h. Cada paciente realiza em média 3 sessões de hemodiálise por semana, que duram em média de 3 a 4 horas.
O espaço mantido pela Prefeitura de Aracruz ainda conta com ar-condicionado, televisores e sinal wi-fi, visando o conforto dos pacientes. A alimentação é personalizada e servida gratuitamente. O atendimento aos pacientes conta com uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionista.
Com o aumento da demanda, com novos pacientes precisando de fazer hemodiálise no município, a Prefeitura de Aracruz finalizou recentemente uma obra de ampliação do Centro. Com os novos equipamentos que estão prestes a chegar, o Centro atenderá mais 24 pacientes, dando preferência aos moradores de Aracruz.
O vereador Kapitão acompanhou as obras de ampliação, muito satisfeito comentou.
“É muito gratificante chegar aqui e ver essa obra concluída. Trazer conforto e saúde para as pessoas. Com a chegada dos equipamentos mais 24 pessoas serão tratadas aqui e terão uma qualidade de vida muito melhor”.
“É fundamental reconhecer e valorizar iniciativas que contribuem para melhorar a qualidade de vida dos pacientes renais crônicos. A ampliação e o fortalecimento desses serviços são medidas essenciais para garantir atendimento de saúde mais próximo, rápido e de qualidade para a população.” Concluiu Kapitão.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.