Prefeitura de Aracruz participa do primeiro colegiado voltado ao setor de Pesca no Estado

Prefeitura de Aracruz participa do primeiro colegiado voltado ao setor de Pesca no Estado

Grupo visa lutar pelos interesses dos pescadores

Nesta terça-feira (21), o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAP), Almir Vianna, participou da criação do primeiro colegiado formado por secretários municipais de Pesca.

A formação do colegiado visa fortalecer as políticas públicas voltadas ao fomento e ao desenvolvimento sustentável da pesca. A iniciativa promove a união de diferentes níveis de gestão, facilitando o intercâmbio de experiências, o alinhamento de estratégias e a implementação de ações integradas que beneficiam todo o setor pesqueiro dos municípios envolvidos.

Com a valorizar dos pescadores, o grupo reconhece a importância da atividade pesqueira para a economia local, a preservação ambiental e a manutenção das tradições culturais. Além disso, ao promover práticas sustentáveis, contribui para o crescimento responsável das comunidades, garantindo que os recursos pesqueiros sejam utilizados de forma consciente e duradoura.

O colegiado é uma associação civil sem fins lucrativos, e possui como finalidade defender os interesses dos municípios e comunidade pesqueira junto às autoridades competentes e atuar na formulação de políticas públicas, coleta e divulgação de dados, formação continuada dos gestores e firmamento de parcerias para o desenvolvimento da atividade.

O secretário de Pesca e Aquicultura de Guarapari, Antônio Carlos Cavalcanti de Souza, eleito presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Pesca e Aquicultura (COGEMPAES), comentou sobre o compromisso do grupo e das dificuldades futuras.

“Não será fácil, porque a pesca enfrenta problemas econômicos, sociais e ambientais. Mas vamos atuar para que os órgãos competentes encontrem o equilíbrio entre essas áreas. O pescador tem sofrido muito, e o que o colegiado vai fazer é buscar o fortalecimento do setor como um todo, gerando mais empregos e renda nos municípios”.

Almir Vianna comentou sobre a importância do colegiado para o município de Aracruz, que possui uma forte atividade pesqueira.

“Estamos unindo forças para que a pesca seja cada vez mais valorizada, respeitando o meio ambiente e garantindo qualidade de vida aos trabalhadores. A formação desse colegiado é uma conquista para todo o setor”.

Para o secretário de Anchieta, Júlio Sant’Anna, eleito vice-presidente com o colegiado a pesca será fortalecida.

“Hoje demos um salto importante para a consolidação de políticas públicas voltadas para o pescador. A pauta da pesca será fortalecida”.

Aracruz participa da criação do primeiro colegiado para fortalecimento do setor da Pesca no Estado