Prefeitura de Aracruz promove semana do meio ambiente com programação especial

Prefeitura de Aracruz promove semana do meio ambiente com programação especial

Ações visam conscientizar as comunidades e recuperar áreas degradadas

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho e é uma oportunidade para lembrarmos da importância da conservação dos recursos naturais e dos seres vivos que habitam nosso planeta. Neste momento devemos em especial refletir sobre nosso papel, buscando solucionar problemas ambientais em busca de soluções sustentáveis.

Pensando nisso a Prefeitura de Aracruz, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) preparou uma programação especial com várias atividades ao longo de vários dias, para ensinar e envolver toda a comunidade na preservação da natureza.

Uma das ações, parceria entre a SEMAM e Instituto Peroá, foi a recuperação de uma área 27 hectares de restinga chamada “Aroeiras do Riacho”. Essa área fica entre Vila do Riacho e a área indígena de Comboios, e é reconhecida como Área de Relevante Interesse Ecológico Municipal (Ariem). Para reflorestar ao local, foram plantadas cerca de 5.000 mudas de árvores nativas, como a aroeira, pitanga, copaíba e guanandi. Assim, fortalecemos o ecossistema e também ajudamos as comunidades indígenas que vivem lá.

Outra atividade, esta em parceria com a Suzano, foi levar estudantes para conhecer o Parque Natural do Aricanga. O Projeto Escola no Aricanga conduziu mais de 300 alunos dos 7º e 8º anos das escolas Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ezequiel Fraga Rocha e Emef Placidino Passos ao Parque Natural Municipal do Aricanga “Waldemar Devens”. Na oportunidade os alunos aprenderam sobre a importância da Mata Atlântica e fizeram uma trilha para entender melhor a natureza ao seu redor. Essa experiência ajuda as crianças e adolescentes a se sentirem mais conectadas com o lugar onde vivem e a a importância de cuidar do meio ambiente.

Também haverá uma visita técnica, no dia 4 de junho, à obra da barragem no rio Piraquê-Açú, que ajuda a garantir o abastecimento da cidade. Na ocasião irão participar o engenheiro responsável e os Conselhos Municipais ligados ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável (RDSM, Comdema e Condersu).

Outra medida de grande relevância que ocorrerá também no dia 4 de junho (quarta-feira), em parceria com a Universidade Federal do Espirito Santo (UFES) será uma etapa do projeto “Manutenção do Estoque Natural: Experiências Compartilhadas com a Comunidade Extrativista (Enec)”. Projeto este que visa recuperar 200 hectares de área degradada de manguezal na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim. Além da UFES e Prefeitura, a comunidade de Vila do Riacho se envolve diretamente na ação, integrando pesquisa científica, poder público e sociedade.

Essas ações demonstram que podemos fazer a nossa parte para proteger o meio ambiente, cuidando das plantas, dos animais e dos recursos naturais. Cada ação, que por mais ínfima que pareça ajuda a deixar o planeta mais bonito, saudável e sustentável para todos nós e para as futuras gerações.